Você já parou para pensar...

na quantidade de propagandas e notícias que utilizam a imagem da criança? São inúmeros outdoors, revistas, propagandas de TV dos mais variados produtos e empresas que optam por divulgar as suas marcas e suas ideias trazendo como protagonista a criança. Pensando nessas e em outras questões é que resolvemos criar este blog, com o objetivo de compartilhar informações, ideias e curiosidades surgidas na Pesquisa "A criança na mídia nossa de cada dia: um estudo sobre consumo, publicidade e cultura infantil".

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Autoregulamentação em risco

O Instituto Alana enviou ao CONAR uma representação contra um comercial do Mc Donald's. A propaganda citada trazia os personagens do filme Rio que são oferecidos como brindes junto à um produto comercializado pela rede de Fast Food. Anunciar para crianças menores de seis anos vai contra o código de ética e do acordo de autorregulamentação firmado junto à Abia (Associação Brasileira da Industria de Alimentos) e à ABA (Associação dos Anunciantes), em 2010 pela entidade. O filme de onde os personagem emergem tem livre classificação e muitas crianças assistiram e se encantaram por seus personagens. A empresa Mc Donald's teve então uma abrangência muito maior do que apenas de crianças maiores de 12 anos, que seriam seu público alvo.
O CONAR se posicionou contra o Instituto e redigiu um parecer de duas páginas onde apresentou distorções e ofensas contra o Projeto Criança e Consumo. O Conselho do CONAR votou a favor do parecer.
Os links a seguir trazem detalhes sobre a notícia à cima:
http://www.alana.org.br/banco_arquivos/arquivos/docs/acoes/Mc%20Lanche%20Feliz%20Rio/Documento1.pdf
http://consumismoeinfancia.com/2011/06/29/conar-caca-bruxas/
http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/por-campanha-do-mcdonald-s-instituto-alana-compra-briga-com-conar




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