Você já parou para pensar...

na quantidade de propagandas e notícias que utilizam a imagem da criança? São inúmeros outdoors, revistas, propagandas de TV dos mais variados produtos e empresas que optam por divulgar as suas marcas e suas ideias trazendo como protagonista a criança. Pensando nessas e em outras questões é que resolvemos criar este blog, com o objetivo de compartilhar informações, ideias e curiosidades surgidas na Pesquisa "A criança na mídia nossa de cada dia: um estudo sobre consumo, publicidade e cultura infantil".

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Acadêmica de Jornalismo da Feevale selecionada no concurso nacional da ANDI

A acadêmica Caroline Richter do curso de Jornalismo da Universidade Feevale (Novo Hamburgo) foi selecionda no Programa InFormação - Programa de Cooperação para a Qualificação de Estudantes de Jornalismo, uma iniciativa da ANDI - Comunicação e Direitos, com o suporte do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ). Foram selecionados 3 trabalhos no Brasil e é o segundo ano consecutivo que a Feevale é selecionada. O trabalho proposto pela acadêmica e que foi contemplado com a bolsa de estudos intitula-se Troca-troca no dia da criança? Um debate sobre a educação continuada para o consumo com a orientação da professora  Saraí Schmidt.  A proposta da acadêmica surgiu como trabalho final na discplina Midia e Cultura em 2011-1 e numa segunda etapa foi incorporado como uma ação do projeto de  extensão Nosso Bairro em Pauta e uma etapa do projeto de pesquisa A criança na mídia nossa de cada dia: Um estudo sobre consumo, publicidade e cultura infantil desenvolvido na Universidade Feevale com apoio do CNPq. O programa de bolsas para TCCs, foi concebido com o intuito de estreitar os laços entre o ensino de graduação nas áreas de comunicação, particularmente jornalismo, e demais áreas do conhecimento e a agenda social brasileira. O programa de Bolsas para TCC destina-se a oferecer bolsas de estudo no valor de R$390,00/mensais (trezentos e noventa reais por mês), durante 6 (seis) meses, para os(as) estudantes universitários(as) que se comprometerem a realizar seus TCC sobre a interface geral entre “Criança, Consumo e Mídia”.
Segundo carta enviada pelo Gerente do Núcleo de Qualificação e Monitoramento de Mídia da ANDI, Fabio Senne, "este prêmio sulinha a preocupação da ANDI  com a urgência de conferir  especial atenção aos problemas sociais brasileiros, ao respeito aos direitos humanos, especialmente aos de crianças e adolescentes e à forma como o ensino superior se coloca diante dessas temáticas. Esperamos que esses seis meses de mergulho em temas tão pertinentes para a proteção e promoção dos direitos de crianças e adolescentes sejam um catalisador para um futuro profissional que enquadre essas questões em posição de destaque. Ademais, almejamos que vocês contaminem seus colegas, professores, ambientes de estudo e trabalho com esta postura ética e profissional de compreender que não é possível analisar o Brasil (seja jornalística ou cientificamente) sem que nossas dívidas sociais mais antigas e profundas estejam na equação. Dentre elas, sem quaisquer dúvidas, estão os direitos das crianças e adolescentes e o direito a uma comunicação que esteja em consonância com os paradigmas internacionais de direitos humanos".
Em 2010 a acadêmica de Jornalismo Ramona Carmelita Heldt foi selecionada com o trabalho A infância colorida nas revistas: um estudo sobre a criança nos anúncios da Veja, Isto É, Época e Carta Capital . O trabalho contou com a orientação professora Saraí que vem desenvolvendo pesquisas sobre Mídia e Criança na Universidade Feevale.
A ANDI reforça ainda que as Instituições de Ensino Superior nas quais todos e todas estão inseridos certamente apresentam uma pré-disposição para alavancar agendas como estas que nos unem neste momento. Em assim sendo, lembramos que o Programa InFormação oferece outras oportunidades de cooperação com os cursos de jornalismo e comunicação que podem e devem ser aproveitadas.
Para acessar a lista de selecionados clique aqui.

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