Você já parou para pensar...

na quantidade de propagandas e notícias que utilizam a imagem da criança? São inúmeros outdoors, revistas, propagandas de TV dos mais variados produtos e empresas que optam por divulgar as suas marcas e suas ideias trazendo como protagonista a criança. Pensando nessas e em outras questões é que resolvemos criar este blog, com o objetivo de compartilhar informações, ideias e curiosidades surgidas na Pesquisa "A criança na mídia nossa de cada dia: um estudo sobre consumo, publicidade e cultura infantil".

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

autorregulamentação

Está disponível no site do Instituto Alana um texto produzido por Clóvis Barros Filho, conselheiro do Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, professor de Ética da ECA/USP e conferencista do Espaço Ética, sobre a prossibilidade da autorregulamentação das agências de publicidade em relação à imagem da criança em produtos publicitários.
Além disso, como esse assunto aparece nos meios onde se relacionam jornalistas, publicitários e outros profissionais da comunicação social, questionando sobre o valor dado ao assunto.

Postado por Marina


Clique no título abaixo para ler o texto na íntegra.

Será que deveria se dar às agências de propaganda infantil a possibilidade de se autorregulamentarem?
 
Por Clóvis de Barros Filho*

Texto originalmente publicado na revista Filosofia, da Editora Escala.


Faço parte do conselho do Instituto Alana, organização não governamental que analisa as mensagens publicitárias destinadas ao público infantil, bem como seus possíveis efeitos danosos. Como de costume, eles me procuram para ajudá-los a exigir das autoridades regulamentações para as mensagens publicitárias direcionadas aos menores de idade. Nada muito simples de emplacar, afinal, as agências de publicidade investem pesadamente contra propostas que frustram seus interesses. Uma das justificativas das agências para a não intervenção do Estado na regulamentação do campo publicitário é o seu Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar).

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