Você já parou para pensar...

na quantidade de propagandas e notícias que utilizam a imagem da criança? São inúmeros outdoors, revistas, propagandas de TV dos mais variados produtos e empresas que optam por divulgar as suas marcas e suas ideias trazendo como protagonista a criança. Pensando nessas e em outras questões é que resolvemos criar este blog, com o objetivo de compartilhar informações, ideias e curiosidades surgidas na Pesquisa "A criança na mídia nossa de cada dia: um estudo sobre consumo, publicidade e cultura infantil".

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

menos telas, mais realidade


A Academia Americana de Pediatria Pais divulgou estudo que afirma que pais de crianças menores de dois anos devem evitar expor seus filhos ao uso de aparelhos eletrônicos, mesmo se estiverem utilizando programas ou jogos educativos. Essa recomendação foi divulgada nesta terça-feira (18) e indica que crianças dessa idade devem aprender brincando e não através de conteúdos apresentados em telas de televisão, computadores, celulares e tablets - o que deve ser incentivado durante toda a infância.

Segundo nota da Academia de Pediatria, a “tentação” de usar aparelhos eletrônicos para entreter os pequenos é grande e existem diversos programas e aplicativos voltados a ajudar no desenvolvimento de crianças dessa idade. Porém, não há comprovação científica de que crianças tão pequenas sejam capazes de entender o que está acontecendo na tela - portanto a exposição pode causar mais mal do que bem, atrasando o desenvolvimento infantil, principalmente o da linguagem quando chegam na idade escolar.

“Crianças pequenas aprendem melhor através da interação com humanos, não com telas”
diz a nota da AAP.

Brincar livremente, segundo os pediatras, estimula o cérebro ao fazer a criança pensar criativamente e resolver problemas, e também desenvolve a coordenação motora. Além disso, ensina a criança a se entreter sozinha, estimulando a independência; as crianças aprendem mais com apresentações ao vivo, a exemplo das peças de teatro, do que com a mesma apresentação em uma tela.

Abaixo, um exemplo excelente de espetáculo teatral para crianças: A Cãofusão

 Postado por Marina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você? O que pensa?