Você já parou para pensar...

na quantidade de propagandas e notícias que utilizam a imagem da criança? São inúmeros outdoors, revistas, propagandas de TV dos mais variados produtos e empresas que optam por divulgar as suas marcas e suas ideias trazendo como protagonista a criança. Pensando nessas e em outras questões é que resolvemos criar este blog, com o objetivo de compartilhar informações, ideias e curiosidades surgidas na Pesquisa "A criança na mídia nossa de cada dia: um estudo sobre consumo, publicidade e cultura infantil".

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Pesquisadora da Feevale participa do II Seminário Criança e Consumo da UFRGS

A professora e pesquisadora Saraí Schmidt, da Universidade Feevale, participará da mesa A mídia no fazer pedagógico com o repórter Marcelo Canellas, da Rede Globo, e com a  professora Helena Lucas de Oliveira, da UFRGS, no II Seminário Criança e Consumo.
O evento ocorrerá de 17 a 21 de outubro de 2011, no Auditório da Faculdade de Arquitetura (Rua Sarmento Leite, 320) Campus Central da UFRGS.
O tema CRIANÇA E CONSUMO será abordado sob a visão dos direitos da criança/adolescente nos seus diferentes aspectos e cenários e as consequências do assédio da mídia e da publicidade sobre a saúde do público infantil, desde a alimentação à erotização precoce, divulgando e discutindo estes conhecimentos a profissionais da saúde, da educação, a pais de alunos de escolas de educação infantil e de ensino fundamental e a comunidade em geral.
A proposta da mesa na qual Saraí participará, no dia 18 de outubro as 14h, é discutir  a relação Comunicação e Educação tendo como foco a educação para o consumo. A professora Saraí fará uma discussão a partir dos resultados da pesquisa A Criança na Mídia nossa de cada dia: um estudo sobre consumo e cultura infantil, que desenvolve com o apoio do CNPq e da experiência como líder do projeto de extensão Nosso Bairro da Feevale que realiza desde 2002 um trabalho sobre a leitura da mídia com escolas públicas. "O seminário será um grande debate reunindo excelentes profissionais de diferentes áreas. Uma oportunidade para discutir a importancia da universidade estar envolvida na discussão sobre consumo infantil. Este é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido na Feevale na extensão e na pesquisa", afrma a professora.
O evento está sendo realizado pelo Departamento de Educação e Desenvolvimento Social (PROREXT / UFRGS) e pelo Núcleo Interdisciplinar de Doenças Crônicas na Infância.
Mais informações estão disponíveis na página do DEDS – http://paginas.ufrgs.br/deds, bem como através do e-mail prevencaoinfancia-prorext@ufrgs.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você? O que pensa?